quinta, 22 de agosto de 2019. 10:08
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

Adeal promove encontro do PNE da Febre Aftosa

2019-06-12 21:54:00, Por: Sergio Marcos

Adeal promove encontro do PNE da Febre Aftosa

Reunião foi realizada em Maceió e contou com a presença de participantes dos estados do Bloco III

 
Alagoas recebeu, nesta terça (11) e quarta-feira (12), a 2ª Reunião do Bloco Nordeste, sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) para os estados que compõem o bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O encontro trouxe a discussão e análise da evolução do plano estratégico no Bloco III.

Realizado na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), em Maceió, o evento partiu de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Governo de Alagoas, através da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Durante a reunião, foram apresentadas as estratégias tomadas por cada estado para atender aos encaminhamentos definidos na 1ª Reunião, em Natal, no início deste ano, além da análise das dificuldades em atender as metas previamente definidas pelo MAPA.

Os desafios enfrentados na erradicação da doença também foram expostos durante o evento, abrindo uma discussão sobre a consolidação da condição sanitária conquistada pelos estados participantes.

Pontos para ampliar as zonas livres sem vacinação foram traçados durante o encontro. Em plenária,  a maioria dos votou definiu que a 3ª Reunião do PNEFA para o Bloco III, será sediada no estado do Piauí ainda este ano.

Carlos Mendonça Neto, diretor-presidente da Adeal, destacou a importância do encontro, que reuniu grandes profissionais com um bem comum. Ele explicou que o objetivo do encontro foi alcançado e que isso é satisfatório, como representante do órgão de defesa e inspeção de Alagoas. 

“Foi uma oportunidade ímpar para analisar a situação de todo o Bloco, junto aos demais estados pertencentes, de ter a oportunidade de discutir e alinhar metas em conjunto”, afirmou.

PNEFA

O Plano Estratégico foi criado pelo MAPA para enfrentar os desafios da erradicação da Febre Aftosa, e consolidar a condição sanitária conquistada no país para contribuir com a proteção do patrimônio pecuário nacional, produzindo o máximo de benefícios aos atores envolvidos e toda sociedade brasileira.

Por Paula Nunes

CTR Craíbas