quinta, 22 de agosto de 2019. 10:46
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

Agentes de Saúde são multiplicadores prevenção de acidentes trânsito

2019-05-08 13:58:00, Por: Sergio Marcos

Agentes de Saúde são multiplicadores prevenção de acidentes trânsito

Foto: Divulgação 


A Prefeitura de Arapiraca vai transformar agentes de saúde em multiplicadores na prevenção de acidentes de trânsito. Este foi o propósito da oficina de capacitação realizada na manhã desta quarta-feira (8), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

De acordo com a coordenadora da Promoção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, Fátima Ramalho, a ideia do prefeito Rogério Teófilo é que as ações pelo Movimento Maio Amarelo se tornem mais eficazes e apresentem um resultado mais concreto e direto em relação aos acidentes de trânsito no município.

"Estamos colocando em prática nesta oficina a determinação do prefeito e como os agentes de saúde são os nossos olhos nas comunidades, nada mais eficaz do que transformar esses profissionais em multiplicadores das informações da prevenção de acidentes e orientar as famílias sobre esta questão de saúde pública", ressaltou Fátima Ramalho.

O evento reuniu agentes de saúde das Secretarias de Saúde dos municípios de Arapiraca, Jaramataia, Igaci, Japaratinga e dos povoados Bananeiras, Pau d'Arco e Batingas para que todos façam parte das ações do Movimento Maio Amarelo em Arapiraca com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e outras instituições.

O titular da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, está à frente do planejamento das ações do Movimento Maio Amarelo de Arapiraca e está garantindo o apoio às ações.

"É um trabalho de formiguinha que tem que ter a participação de todos na melhoria do trânsito e na prevenção dos acidentes", disse ele.

Para relatar a situação dos acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas, a assistente social Ana Lúcia Alves Lima, que trabalha na Secretaria de Saúde de Arapiraca e no Hospital de Emergência do Agreste (HE), apresentou dados e estatísticas dos acidentes que acontecem na Região do Agreste e no país.

"Mais de 25% das pessoas que dão entrada no Hospital de Emergência são vítimas de acidentes de trânsito e temos que contribuir para diminuirmos esses números. A informação é fundamental para conscientizarmos os condutores sobre a prevenção", declarou.

Evandro Sérgio Bastos é agente de saúde no município de Jaramataia. Ele disse que a capacitação é primordial para os agentes passarem as informações para as famílias.

"Em nosso município já estamos fazendo esse trabalho, mas nem todos os motociclistas usam o capacete e se conscientizam da importância da sua própria segurança", relatou o agente de saúde.

Educação no trânsito

O superintendente adjunto da SMTT de Arapiraca, Carlos Alberto Peixoto, ressaltou em sua palestra a necessidade de os condutores de motocicletas, principalmente, utilizarem os acessórios obrigatórios como capacete, casaco e botas. E de carros o uso automático do cinto de segurança.

"O condutor precisa se conscientizar que o ato de dirigir é de muita responsabilidade uma vez que ele tem que guiar um veículo pensando nele e no outro. A prevenção de acidentes tem que ser uma constante em quem assume um volante ou um guidão precisa compreender isso", disse Carlos Alberto.

Já a analista de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AS), Edira Soares, apresentou os objetivos do Plano de Segurança Viária para Motociclistas aos agentes de saúde.

"Esse é um trabalho importante que devemos persistir para obtermos os resultados necessários para atingirmos nossos objetivos que o de salvar vidas", concluiu.

O próximo evento do Maio Amarelo em Arapiraca será a segunda reunião com as SMTT's para discutir a expansão do PSVM no estado e o início das palestras educativas nas empresas do município na manhã da próxima segunda-feira (13).

CTR Craíbas