quarta, 13 de novembro de 2019. 23:03
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

AMA na Mídia: Estiagem afeta mais de 80 mil pessoas em quase 40 cidade de Alagoas

2019-11-06 10:05:00, Por: Sergio Marcos

AMA na Mídia: Estiagem afeta mais de 80 mil pessoas em quase 40 cidade de Alagoas

Foto: Divulgação

A estiagem afeta diretamente mais de 80 mil pessoas, de mais de 600 povoados, que vivem em quase um terço das cidades alagoanas. O decreto de situação de emergência do governo federal é válido por 180 dias e reconhece a gravidade da situação em localidades que sofrem sem água potável. Quase quarenta municípios alagoanos passaram a receber a Operação Carro-pipa do Exército.

O decreto de emergência do governo federal perde a vigência em fevereiro de 2020, segundo a assessoria técnica da AMA. “A AMA tem um papel muito importante no apoio a esses municípios, auxiliando na elaboração dos documentos que são exigidos para decretação. Então todas as vezes que o decreto perde a vigência, nós da AMA entramos em contato com os coordenadores nesses municípios para que continue o decreto de situação de emergência e não falte água potável”, explicou Margarete Bulhões, assessora técnica da área de Defesa Civil da AMA.

Segundo a assessoria de comunicação do Exército, a quem cabe a fiscalização e distribuição de água potável nos caminhões-pipa há 17 anos, foram contratados 187 pipeiros, atendidas 1.199 cisternas e beneficiadas mais de 137 mil pessoas que vivem na zona rural dos municípios afetados pela estiagem.

MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO EMERGENCIAL

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu – em agosto deste ano – a situação de emergência nos municípios: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Fonte: Gazeta de Alagoas

CTR Craíbas