quinta, 25 de abril de 2019. 00:53
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

Desmonte da Engenharia Alagoana

2019-03-18 10:33:00, Por: Sergio Marcos

Desmonte da Engenharia Alagoana

Foto: Divulgação


Lamentavelmente e com tristeza a engenharia alagoana sofre um novo revés com o fechamento da Serveal – Serviços de Engenharia de Alagoas, demissão dos funcionários e corpo técnico daquela empresa. Comprovase mais uma vez o descompromisso do governo de Alagoas com a engenharia, modernidade e o desenvolvimento do nosso estado, cada vez mais fadado ao atraso.

Hoje, Alagoas é um dos estados mais atrasados da união no tocante a infraestrutura pois há muito tempo não vem valorizando o setor. Não se faz concursos públicos para renovar os cargos técnicos há décadas e, pergunta-se quem vai planejar, fiscalizar e manter as obras do estado e como fica a memória técnica da infraestrutura existente, quem vai dialogar com as empresas contratadas.

A manutenção das obras públicas tais como pontes, rodovias, prédios públicos estão totalmente relegadas ao segundo plano e não descartamos futuros acidentes, para tanto o estado não pode abandonar, nem deixar de renovar completamente suas equipes técnicas.

O que vem se observando são obras de má qualidade acarretando numa vida útil precoce, agravada pela falta de manutenção, insuficiência de equipes de profissionais da área tecnológica para diagnosticar e elaborar termos de referência para contratação de serviços especializados de engenharia. Países e Estados mais desenvolvidos não prescindem da contribuição da engenharia para seu desenvolvimento.

Ao extinguir a Serveal sem apresentar uma proposta moderna que venha suprir esta lacuna, entendo que não trará benefícios viáveis. Com essa mentalidade, Alagoas além de perder seu acervo técnico e pessoal, jamais se desenvolverá e permanecerá sendo um forte concorrente aos mais baixos índices de desenvolvimento do país.


Eng.Civil Aloisio Ferreira
Presidente do Clube de Engenharia de Al

CTR Craíbas