domingo, 15 de dezembro de 2019. 23:43
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

Durante a Fliara os livros tomam conta da Praça da prefeitura em Arapraca

2019-12-01 11:23:00, Por: Sergio Marcos

FEIRA LITERÁRIA DE ARAPIRACA É EXEMPLO DE INCENTIVO À LEITURA

Foto: Divulgação

A Praça Luiz Pereira Lima respira história, afinal é onde fica a antiga Prefeitura, onde atualmente funciona o Museu Zezito Guedes. Há também a Casa da Cultura, a tenda Cultural, a estátua de Esperidião Rodrigues e fica ao lado da Rua Fernandes Lima (que recebe o nome do Governador que assinou a emancipação de Arapiraca).

Mas agora a Praça respira também a literatura, através da 2ª edição da Fliara. O evento, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através das Secretaria de Cultura Lazer e Juventude e Secretaria de Educação e Esporte é recheado de atividades de incentivo à leitura.

Com 4 dias de programação o objetivo é formar novos leitores através de contrações de histórias, oficinas, exposição de livros e várias outras atividades realizadas para atrair o interesse de estudantes e do público geral. 

Durante a Fliara os livros tomam conta da Praça. Seja nos estandes, nas tendas ou pendurados nas árvores os livros estão ao alcance das crianças, jovens e adultos.

A Feira Literária valoriza principalmente as produções de escritores e artistas locais.

FEIRA LITERÁRIA DE ARAPIRACA É EXEMPLO DE INCENTIVO À LEITURA

Foto: Divulgação

Kauan Gustavo tem 7 anos e mergulhou no mundo da leitura. Ele disse que desde muito novo é incentivado pela mãe, Salma Emanuele, e daí surgiu o gosto pelos livros. “Eu gosto de ler de tudo um pouco. Desde quando eu nem sabia ler a minha mãe sempre me incentivou muito. Ela trabalha com a cultura e resolveu me trazer para cá também e eu estou adorando essa feira”, disse animado.

A poetisa e Superintendente de Cultura de Arapiraca falou sobre a importância de trabalhar a leitura desde cedo. ” Essas crianças que pegam gosto pela leitura vão crescer como multiplicadores. Vão incentivar outras pessoas a lerem e vão contribuir para a transformação da sociedade”.

A Literatura e a Música

As palavras ganham força através da música. Literatura e música são formas de tocar o mais íntimo das pessoas, despertando emoções.
E as duas artes estão interligadas. Foi o que explicou o músico, Pedro Augusto, durante a Mesa Redonda formada para debater o tema. “Quando eu estou compondo, primeiro nasce uma poesia e só depois nasce a música. Elas se completam, não dá para separar”.

Também participaram da Mesa os músicos, Paulo Franco e Elaine Kundera.

O público pode prestigiar a apresentação musical do Grupo Sublime, formado por estudantes de Limoeiro de Anadia.

Entre cantorias e leitura de cordéis, os jovens emocionaram a todos os presentes.

FEIRA LITERÁRIA DE ARAPIRACA É EXEMPLO DE INCENTIVO À LEITURA

Foto: Divulgação

Simone dos Santos tem 16 anos e é integrante do Grupo , com os olhos cheios de lágrimas ela agradeceu pelo convite e falou sobre a importância da música na vida deles. “A música salva! Porque as vezes a gente não consegue falar o que está sentindo, mas a gente sabe cantar e isso é libertador. Essa é a nossa primeira apresentação em um evento desse porte e nos estamos muito felizes”, disse.

A cantora arapiraquense, Elaine Kundera, parabenizou o grupo. “A gente não escolhe a música, ela que nos escolhe, e vocês estão de parabéns”, falou emocionada.

Show com artistas locais

Na sexta-feira (29) subiram ao palco as Cantoras Lari Luma e Elaine Kundera.

Neste sábado (30) vão se apresentar, no palco montado atrás da Tenda Cultural, o Cantor Júnior Almeida e a Banda Quiçaça.

FEIRA LITERÁRIA DE ARAPIRACA É EXEMPLO DE INCENTIVO À LEITURA

Foto: Divulgação

CTR Craíbas