quinta, 23 de maio de 2019. 12:00
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

Em 2018 Arapiraca colocou 25 DIU

2019-03-08 16:07:00, Por: Sergio Marcos

Foto: DIU de cobre

As jovens, adolescentes e até mulheres que por falta de planejamento, cuidado e conhecimento termina com uma gravidez inesperada que interrompe seu ciclo na juventude para então ter uma gravidez tranquila.

Dentro deste conceito de falta de planejamento e conhecimento de como se prevenir de uma gravidez não planejada, buscamos ajuda da Maria Luiza Bezerra Oliveira, que é Cordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. Para nos mostrar o DIU, seus benefícios, que o SUS oferece para todas as mulheres.

O Ministério da Saúde, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definiu um conjunto de ações para cumprimento de metas, com as quais visa reduzir a taxa de mortalidade materna para menos de 30 mortes por 100.000 nascidos vivos e assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva.

Entre estas ações, incluem-se o planejamento reprodutivo, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva com estratégias e programas nacionais para a garantia dos direitos reprodutivos.

Dentre os métodos contraceptivos existentes, o dispositivo in-trauterino (DIU) com cobre possui uma larga utilização em nível mundial (em torno de 15 %). Em contraste, há baixo registro de utilização no Brasil, com estimativa de uso, conforme dados da PNDS 2006, em torno de 1,9%.

No município de Arapiraca possuímos este contraceptivo disponíveis para todas as mulheres que desejarem  colocarem, porém, a procura é muito pequena.

Os profissionais da Atenção Básica executam educação em saúde nos grupos de planejamento, buscando uma maior adesão das mulheres, principalmente das adolescentes, na prevenção da gravidez na adolescência.

No ano de 2018 colocamos apenas 25 DIU, temos 01 ginecologista todas as Quartas no Centro de Referência de Arapiraca para inserção do DIU e outros procedimentos, contudo, a adesão é muito pequena.

A mulher mostrando interesse em utilizar o DIU, realiza os exames preventivos na UBS e após resultados procuram o ginecologista. O município de Arapiraca foi em 2018 o município que mais colocou DIU no estado de Alagoas.

      O DIU disponível em Arapiraca é o de cobre TCu 380 constituído por um pequeno e fle-xível dispositivo de polietileno em formato de T, revestido com 314 mm2de cobre na haste vertical e dois anéis de 33 mm2 de cobre em cada haste horizontal.

Mulheres jovens e adolescentes podem utilizar o DIU com cobre, devendo-se aconselhar sempre o uso concomitante de preservativo (masculino ou feminino).

Principais características do DIU com cobre TCu 380A:

• Não contém hormônios – fato desejável em várias situações;

• Altamente efetivo – mais de 99%;

• Melhor custo-benefício – custo baixo e disponível na rede pública;

• Praticidade – não precisa lembrar diariamente de usá-lo (livre de esquecimentos);

• Longa ação – até 10 anos;

• Retorno rápido à fertilidade – quase que imediato, após a retirada;

• Sem efeitos sistêmicos – ação local, intrauterina;

• Não interfere na lactação;

• Altas taxas de continuidade – as maiores entre os métodos reversíveis3;

• Não aumenta o risco de contrair IST (Infecção Sexualmente Transmissível).


Maria Luiza Bezerra Oliveira

Coordenação da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca

CTR Craíbas