quinta, 25 de abril de 2019. 10:54
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

Idas ao banheiro e sede noturnas: sinais que não devem ser ignorados

2019-03-21 09:54:00, Por: Sergio Marcos

Idas ao banheiro e sede noturnas: sinais que não devem ser ignorados

Os médicos alertam que o cansaço extremo pode ser um sinal de vários problemas de saúde

Você acorda regularmente de madrugada louco por um copo de água? Você sente formigamentos inexplicáveis em seus braços e pernas? Você se levanta da cama várias vezes durante a noite para ir ao banheiro? Se sim, saiba que não está sozinho: essas são situações comuns da “meia-idade” experimentadas por pessoas por volta dos 40, 50 (ou ainda mais velhas) de acordo com os médicos.

No entanto, especialistas alertam que algumas destas condições de saúde, comuns da meia-idade, embora inofensivas, podem ser sinais de problemas mais sérios.

Especialista em “medicina da meia-idade” e diretor clínico da London Doctor’s Clinic, Daniel Fenton diz que os médicos precisam encontrar o equilíbrio entre informar os pacientes sobre potenciais riscos e assustá-los desnecessariamente.

“Dizer às pessoas quais são os aspectos que merecem atenção não é a mesma coisa que dizer que tudo é câncer, porque na verdade a maioria das coisas não é câncer aos 40 ou 50 anos”, explica Daniel Fenton, diretor clínico da London Doctor’s Clinic.

Ele diz que é importante investigar possíveis mudanças. “Se você tem sangue nas fezes desde os 20 e poucos anos, ter um pouco aos 40 não será surpreendente. No entanto, se você notar uma mudança significativa, isso pode ser relevante. O mesmo se aplica a fadiga e a perda de peso”.

Confira algumas situações para ficar de olho:

Ir ao banheiro durante a noite
Acordar para ir ao banheiro várias vezes por noite é algo tão comum que recebeu um nome oficial dos médicos: noctúria. Um estudo indicou que cerca de 14% dos britânicos precisam usar o banheiro pelo menos duas vezes por noite, e um relatório divulgado revelou que a quantidade exagerada de idas ao banheiro está custando 4,5 bilhões de libras por ano para economia do Reino Unido.

De acordo com o Dr. Fenton, no caso dos homens esse pode ser um sinal de alerta para o câncer de próstata. Outros sintomas incluem gotejamento ao urinar, dificuldade para começar a urinar, e uma “redução da potência do fluxo” de urina, segundo ele.

A próstata aumentada não é necessariamente um motivo de preocupação, já que em muitos homens esta glândula aumenta naturalmente com o passar dos anos. “Mas podem ser sinais de câncer de próstata, então eles não podem ser ignorados e devem ser discutidos com um médico assim que possível,” ele acrescenta.

Formigamento, fraqueza ou dormência
Você sente um formigamento inexplicável em seus membros? Se sim, você pode estar tendo um ataque isquêmico transitório, ou “mini-AVC” e deve consultar um médico, especialmente se essa sensação vier acompanhada de fala arrastada ou paralisia facial. “Esses sintomas tendem a ocorrer por um período curto de tempo e se resolvem sozinhos,” explica Fenton, “mas são sinais de alerta de que você pode ter um AVC tradicional”.

Transpiração extrema
É provável que você transpire mais com a chegada da meia-idade e isso não deve ser uma preocupação, segundo o médico Fenton. No caso de mulheres de meia-idade, a transpiração também é um sintoma comum da menopausa. No entanto, se você está experimentando suores noturnos que deixam seu corpo encharcado, exigindo a troca do pijama ou dos lençóis, pode ser um sinal de câncer no sangue, como linfoma ou mieloma.

Fadiga pronunciada
Uma sensação exagerada de cansaço provavelmente não é sinal de nada sério, mas vale a pena consultar um médico, segundo o médico Fenton. Costuma ser um indício de deficiência de vitamina D, principalmente durante os meses de inverno. “Praticamente todos nós somos deficientes em vitamina D porque não tomamos muito sol”.

“A única fonte real que nos permite obter vitamina D é a exposição ao sol, e como muitos países têm invernos intensos e verões curtos, muitas pessoas não conseguem obter a quantidade adequada”.

Esse também pode ser um sinal de uma tireoide hipoativa ou hiperativa, ou de uma deficiência de ferro. Em um número pequeno de casos, a fadiga extrema também pode indicar um câncer no sangue.

Sangue nas fezes
O NHS (Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido) intensificou suas campanhas em relação a esse tópico nos últimos anos, e a maioria das pessoas sabe que é preciso consultar um médico se houver sangue em suas fezes. “Uma perda significativa de sangue nas fezes”, incluindo sangue “misturado com as fezes”, pode ser um sinal de hemorroidas ou fissuras anais, mas também pode ser alerta para o câncer de próstata ou de intestino.

Perda de peso inexplicável
Você definitivamente deve consultar seu médico se tiver uma perda de peso repentina e sem explicação, de acordo com Fenton. Esse pode ser um sinal de diabetes tipo 1 ou tipo 2, ou de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de intestino.

Sede inexplicável
Você sente uma sede insuportável assim que deita a cabeça no travesseiro à noite? Esta sensação exagerada de sede pode ser um indício de diabetes tipo 1 ou tipo 2, e vale a pena consultar seu médico para investigá-la.

 

CTR Craíbas