quarta, 11 de dezembro de 2019. 09:59
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

ONU-HABITAT apoia prêmio para projetos de urbanização e/ou habitação social em Alagoas

2019-08-07 10:26:00, Por: Sergio Marcos

ONU-HABITAT apoia prêmio para projetos de urbanização e/ou habitação social em Alagoas

Foto: Divulgação

 

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-HABITAT) está apoiando o Prêmio Zélia Maia Nobre de excelência em Trabalho de Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo das faculdades públicas ou privadas do estado de Alagoas.

O prêmio é organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e a iniciativa em conjunto com o ONU-HABITAT tem como objetivo incentivar os estudantes a pensarem a arquitetura e o urbanismo em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.

A intenção é elaborar projetos de urbanização e/ou habitação de interesse social que estejam relacionados às diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – em especial do ODS 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” – e também da Nova Agenda Urbana (NAU).

Os trabalhos inscritos no prêmio poderão receber Menção Honrosa, por meio de Certificado emitido pelo CAU-AL e ONU-HABITAT, de “Reconhecimento da Contribuição Projetual Arquitetônica, Urbanística e/ou Paisagística”, cujo escopo seja projeto de urbanização e/ou habitação de interesse social para assentamentos precários/informais localizados em Alagoas.

Para Heitor Maia, presidente do CAU-AL, o apoio do ONU-HABITAT fortalece o prêmio ao estimular a submissão de projetos que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e é uma oportunidade para os trabalhos de jovens e recém-formados em Arquitetura e Urbanismo ganharem uma projeção internacional, servindo de incentivo, valorização e visibilidade da produção arquitetônica, urbanística e paisagística do estado.

O apoio ao prêmio insere-se no acordo tripartite assinado entre as duas instituições e o Governo do Estado de Alagoas, em agosto de 2018. A parceria tem como objetivo três eixos de cooperação, e já conta com ações concretas nas grotas de Maceió, com atuação direta de Arquitetos e Urbanistas selecionados por meio de edital do CAU/AL.

Os eixos são: compartilhamento de conhecimentos, técnicas e metodologias sobre projetos de urbanização e prevenção de assentamentos precários; apoio aos projetos de assistência técnica visando o acesso à moradia adequada e digna, por meio da prestação de Assistência Técnica a Habitação de Interesse Social (ATHIS); capacitação sobre dados, instrumentos e metodologias voltados ao desenvolvimento urbano sustentável.

Sobre o Prêmio Zélia Maia Nobre
O prêmio é organizado pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho e tem como objetivo estimular e difundir a prática da projetação nos trabalhos de conclusão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas.

A premiação acontece em dezembro, durante as comemorações do Dia do Arquiteto. Poderão concorrer ao prêmio os alunos da graduação das faculdades de Arquitetura e Urbanismo, públicas ou privadas, do estado de Alagoas que tenham seus trabalhos de conclusão apresentados e aprovados no período de 2 de outubro de 2018 a 1º de outubro de 2019 e deverão ser inscritos trabalhos de conclusão de curso cujo escopo seja projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico.

Para mais informações, acessar: https://www.caual. gov.br/?p=14100

ONU-HABITAT em Alagoas
Em 2016, o governo de Alagoas deu início ao programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que promoveu a construção de escadarias, passeios, pontilhões e corrimões em algumas pequenas grotas de Maceió. As grotas são comunidades construídas em encostas e zonas de baixada da capital, com condições precárias de infraestrutura.

Com os ganhos na qualidade de vida dos moradores e a partir da cooperação com o ONU-HABITAT, as ações foram ampliadas para as demais grotas de Maceió. A expansão contou com a participação de outras secretarias estaduais, e o projeto foi renomeado Vida Nova nas Grotas. Atualmente, a iniciativa é a maior e principal plataforma de políticas integradas de desenvolvimento urbano, social e econômico em Maceió.

Desde 2017, o ONU-HABITAT implementa o projeto Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada.

A agência da ONU mantém um escritório local em Alagoas. A equipe trabalha na produção de dados de qualidade, diagnósticos e estratégias de ação nas seguintes áreas: prosperidade urbana; assentamentos informais e moradia; segurança urbana; desenvolvimento econômico local; e capacidades institucionais e dos servidores públicos.

CTR Craíbas