segunda, 16 de dezembro de 2019. 01:11
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

Refrigerante x suco da lata: qual é o pior para a saúde?

2019-11-11 10:41:00, Por: Sergio Marcos

Refrigerante x suco da lata: qual é o pior para a saúde?

Nutrólogo revela o que faz mais mal à saúde

Dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde, publicada em julho de 2019, mostraram que mais da metade da população brasileira está acima do peso.

O consumo crescente de produtos processados ricos em açúcar, sódio, conservantes e pobres em nutrientes, está na lista de culpados por esses resultados. E a alimentação leva em conta não apenas o que se come, mas também o que se bebe.

Nos últimos anos, a literatura médica tem trazido cada vez mais informações sobre os prejuízos que as bebidas adoçadas artificialmente, como os refrigerantes e sucos de lata (ou caixa), podem causar à saúde. Mas, afinal, qual deles seria o vilão e o mocinho na guerra pela alimentação saudável?

Bebidas em lata fazem mal?
Se você não abre mão dessas bebidas em suas refeições, saiba que o suco de lata, mesmo levando bastante açúcar em sua composição (do que a versão natural, da fruta), além dos conservantes, ainda é uma opção melhor do que o refrigerante, seja ele zero, light ou normal.


De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Europeia de Endocrinologia mostrou que, por causa de seu efeito estimulante, o refrigerante zero, assim como o açucarado, pode potencializar o risco de desenvolvimento de diabetes.

Além disso, o consumo regular também estaria ligado a descalcificação de ossos e dentes, problemas digestivos e até celulite. Mas ainda faltam dados científicos conclusivos a respeito desses outros danos.

Como substituir
Entretanto, para quem não dispensa uma bebida gaseificada, apesar disso, deve optar pelas versões que levem adoçantes naturais, como xilitol e estévia, ou misturar frutas na água com gás, uma ótima opção.

Agora, também vale à pena ressaltar que tanto o suco de lata quanto os refrigerantes não precisam ser banidos, definitivamente, do cardápio. Desde que sejam consumidos com moderação, eles podem fazer parte de uma alimentação balanceada e apreciados, ocasionalmente.

O segredo é manter o equilíbrio!

Escrito por Durval Ribas
Nutrologia - CRM 40093/SP

CTR Craíbas