domingo, 08 de dezembro de 2019. 22:29
<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #30 ::</b> Undefined variable: Pos<br><small>/home/serjaobl/public_html/themes/serjao_blog2/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>

UVB organiza 2º Encontro de Vereadores Defensores da Causa Animal em São Paulo

2019-09-02 07:55:00, Por: Sergio Marcos

Foto: Divulgação


A UVB realizou o 1ºEncontro de Vereadores Defensores da Causa Animal em 2017 na capital paulista. Foi um encontro inédito no país e contou com parlamentares municipais de várias regiões do Brasil. Na oportunidade foi criado o núcleo nacional de vereadores defensores da causa animal.

Desde então a causa animal se tornou uma das bandeiras que a UVB defende e apoia e em 2018 “O amor aos animais” foi o tema abordado no último dia da XVII Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil. Onde o Fórum de Vereadores Defensores da Causa Animal foi coordenado pelo vereador Cadu Barbosa, de Praia Grande (SP).  O parlamentar falou com paixão da relação entre homens e animais e sobre as ações que os vereadores podem tomar para ajudar a causa animal.

Em seu pronunciamento Barbosa citou alguns exemplos do que tem sido feito em sua cidade. Lá foi criado um Fundo Municipal de Proteção Animal, além disso, junto com o IPTU, enviam uma folhinha para doação voluntária. “O animal tem que ter dignidade”, declarou.

Na oportunidade o deputado federal Ricardo Izar participou do Fórum falando sobre os projetos de lei que estão em tramitação ou que já foram aprovados no Congresso. Um exemplo que deu foi o PLC n° 70/2014 que proíbe animais em testes cosméticos e da aprovação da PL n° 3.141/2012, que proíbe a zoofilia. Izar é o criador e preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais. “Proteção aos animais é também uma questão de saúde humana.”

A proteção animal tem se tornado importante para a vida em sociedade, pois vai além do resgate do animal abandonado. A atuação dos protetores envolve a castração, preparação e encaminhamento de cães e gatos para adoção, conscientização sobre a posse responsável por meio de eventos e palestras, além da movimentação em busca de políticas públicas para o setor, como a participação em sessões e reuniões com representantes da política local.

O grande problema enfrentado pelos atuantes da causa é a transferência da responsabilidade, já que o controle de zoonoses, as políticas de saúde pública e auxílio na conscientização sobre a posse responsável deveriam ser atribuições do poder público. A população também contribui para tais dificuldades, uma vez que algumas pessoas abandonam os animais nas ruas com a intenção de que algum protetor faça o resgate e dê abrigo.

Com isso o Presidente da UVB, Vereador Gilson Conzatti, em parceria com a Coordenador Nacional de Defesa da Causa Animal, Vereador Carlos Eduardo Barbosa e  com o apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo -UVESP, promoveram o 2º Encontro de Vereadores Defensores da Causa Animal que acontecerá  de 02 a 04 de outubro na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A União dos Vereadores do Brasil-UVB, está sempre em busca de oferecer e a informações e qualificações, pois grande parte da população ainda está restrita às velhas crenças e ao senso comum, mostrando que um dos maiores desafios atuais é conseguir de fato uma conscientização. Saber a importância das políticas públicas, no âmbito governamental, assim como ter consciência do impacto de suas ações na sociedade, enquanto cidadão são medidas necessárias para um futuro melhor.

 

CTR Craíbas